segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

INOVAÇÃO

INFORMATIVO SEMANAL DA ECOS  LANÇA O QUADRO O SERRANO PERGUNTA!

A equipe  editora do informativo o Serrano, períodico expedido semanalmente pela ECOS, lançou em 39º edição, publicada no último sábado (15.01) quadro o Serrano Pergunta!. 
O objetivo da iniciativa é identificar visões e caracteristicas  sociais dos vários alcantarenses que são destaque de nossa comunidade. Para abrir o quadro o Serrano convidou Joaquim Silva a participar da 1º entrevista publicada no informativo, onde propomos cinco perguntas a serem respondidadas conforme segue abaixo:

O SERRANO PEGUNTA !
 O Serrano: Qual foi os maiores empecilhos na criação do ISCAA?
Joaquim: Não teve! Porque já existia o grupo, já existia o GAAC. Eu acho que o maior empecilho foi a questão de tempo, tempo nosso, a disponibilidade do grupo, porque a gente poderia ter agilizado muito mais... pois pra gente fazer uma reunião hoje tem que encontrar tempo, né? Até a parte burocrática não foi muito difícil.

OS: O que mudou ou irá mudar uma vez que o ISCAA é uma evolução do GAAC?
J: Aumentou os benefícios voltados mesmo para os adolescente e crianças carentes do município. O ISCAA existe para melhorar a perspectiva de vida dessas pessoas. Ele adquiriu uma estrutura mais oficial com caráter jurídico, porque durante 6 anos éramos apenas um grupo de amigos que faziam uma arrecadação e comemorava o Natal, né? E na parte de ação ainda iremos discutir idéias e projetos para serem implantados neste ano inclusive de capacitação profissional destes jovens.

OS: Quais seus planos como Secretário de Educação do Município?
J: Muitos planos bons! Queremos dá continuidade ao que já vêm sendo feito , então a gente quer melhorar os índices da educação do município, inclusive elevando o IDEB para 6,0 já que Alcântaras está ainda baixo com 4,3 numa escala de 10, pois temos como percentual de crescimento 7% ao longo de dois em dois anos, em 2005 estávamos com 2.7, no ano de 2007 fomos para 3.4, e em 2009 atingimos 4.3 , acreditamos que os dados refletem o nível de aprendizagem de nossos alunos.

OS: O que é preciso para a melhoria e qualidade da educação de Alcântaras?
J: É preciso valorizar o profissional em todos os sentidos, investindo na formação profissional do professor e, é preciso investir em materiais didáticos e eu citaria também o desenvolvimento de projetos pedagógicos com os alunos.

OS: Como você julga a atuação da juventude alcantarense em nossa comunidade?
J: Falta ser oferecida aos jovens oportunidades de trabalho, lazer e da parte social mesmo. A sociedade não oferece muitas opções, principalmente nas causas sociais.
Joaquim Severiano Silva é pedagogo, Assessor da Paróquia de Alcântaras-CE, Presidente do Instituto Social da Criança e Adolescente de Alcântaras  - ISCAA e  administra atualmente a Secretaria de Educação Básica do município - SEDEB.
O quadro deverá seguir normalmente e sempre será  publicada no 2º sábado de  cada mês .  Os entrevistados indicam a próxima  pessoa a participar da iniciativa.Conforme indicação de Joaquim Silva nossa equipe tentará entevistar o atual Secretário de Saúde de Alcântaras,conhecido popularmente como Nascimento.Se aceitoo convite a entrevista será publicada próximo dia 14 de Fevereiro.

17.01.2011
Assessoria Institucional da ECOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.