domingo, 13 de fevereiro de 2011

INCENTIVO E VALORIZAÇÃO CULTURAL

EM ALCÂNTARAS-CE PROJETO CULTURAL BENEFICIA MAIS DE 100 PESSOAS

Banner do Projeto
Em 07 julho de 2010 iniciava no município de Alcântaras no Ceará, o Projeto Alcriartes - mais cultura para Alcântaras, uma iniciativa de autoria de Farancisco Freire, Karla Lorena e Núbia Lucas contemplada pelo edital microprojetos mais cultura, promovido pelo Ministério da Cultura, Fundação Nacional das Artes - FUNART, Banco  do Nordeste, Instituto Nordeste Cidadania e Secretarias estadual e municipal de Cultura, através do foco em artes integradas que visava capacitar 75 jovens entre 17 e 29 anos, nas modalidades de Bordado Ponto Cruz, Crochê, Biscuit,vPintura em Tecido e Reciclagem.

Foram 7 meses de execucação e aproximadamente 110 pessoas beneficiadas direta e indiretamente, o projeto além de capacitar os envolvidos para o desenvolvimento de habilidades artísticas voltadas ao artesanato local, também propôs o incentivo ao empreendedorismo através de uma exposição a ser realizada como encerramento da execução do mesmo. 

Segundo a coordenação articuladora do projeto,  foram muitas as experiências e bastante proveitosas as atividades desenvolvidas dentro do Alcriartes. Tanto que alunas participantes da modalidade de Biscuit, como Francilene, Socorro Albuquerque, e Natália Lopes confeccionaram após a segunda aula as lembrancinhas do nascimento de Renam ( filho de Francilene). 

Outros depoimentos também foram registrados " Eu já recebi várias encomendas de chochê e bordado e, já estou até vendendo algumas peças que produzi" afirma por Keilane Moreira que participou de quatro das cinco modalidades do projeto.

Cleide Nascimento e Cleiton Nascimento, alunos do minicurso de Biscuit, afirmaram que iriam investir no próprio negócio.Outras alunas também do curso de biscuit já estão ganhado dinheiro utilizando os conhecimentos assimilados, como é o caso de Meyre, que já produz lembrancinhas de biscuit para recém-nascidos.

Foram muitas as conquistas do Projeto Alcriartes, e todas nossas metas foram alcançadas, tanto que trabalharemos para conseguir realizar uma segunda etapa do mesmo, comenta Francisco Freire - Coordenador Administrativo do Projeto.

A exposição final ainda não tem dia e nem data definida, no entanto segundo seus coordenadores a mesma  deverá ocorrer atéo final de Fevereiro. O projeto Alcriartes,foi o único projeto cultural que beneficiou sozinho cerca de 100 pessoas na comunidade alcantarense e de maneira gratuita.

13.02.2011
Assessoria de Comunicação da ECOS
com informações cedidas pela Coordenação do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.