terça-feira, 3 de maio de 2011

ECOS INOVA SUAS AÇÕES

ECOS MAPEIA ABRAGÊNCIA DO PROJETO SABÃO ECOLÓGICO

A pouco mais de um ano a Entidade Cooperativista Sustentável - ECOS, vêm desenvolvendo em Alcântaras-Ceará um importante projeto de preservação ambiental, com foco principal voltado a proteção dos recursos hídricos da região.

O Projeto Sabão Ecológico, como é intitulada a ação, visa a reciclagem do óleo de cozinha queimado em residências, lanchonetes e restautantes do município destinando-o o resíduo para a fabricação artesanal de sabão, uma alternativa sustentável  que evita contaminações de riachos,acudes, corregos e afluentes que desaguam na Bacia do Rio Coreaú. 

Em março de 2011 a ação foi reconhecida e homenaeada pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, sendo uma das outras 11 experiências exitosas desenvolvidas no interior Cearense com intuito de preservar os recurssos hídricos do Estado.
Desde então a equipe da ECOS tem mobilizado-se bastante para que o projeto seja ampliado para todas as regiões do municipio. No entanto para isso a organização necessita  investir de mão-de-obra , em logísitica e aumentar o nº de parcerias; pensando nisso a Equipe articuladora do Projeto Sabão Ecológico resolveu consultar a direção de algumas das escolas públicas de Alcântaras, para que então se inicie o processo de consicentização ecológica através da educação ambiental e assim a organização capacite mutiplicadores da ação, sendo posteriomente o projeto expandido para Distritos e comunidades rurais do municipio.

Faz parte deste nova etapa do Sabão Ecológico:
  • A conscientização ecológica através da educação ambiental;
  • O fechamento de novas parcerias
  • Instalação de pontos de coletas permanentes
  • Capacitação de mutiplicadores
  • Mapeamento de abrangência do Projeto.

    A maioria dos tópicos já encontran-se em andamento,como é o caso do mapeamento da área atual de abrangência do Projeto, subdividida em setores como mostrado nas imagens a seguir:




    03.05.2011
    Assessoria de Comunicação da ECOS
    ecos.alcantaras@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.