sexta-feira, 23 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ALCANTARAS

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ARVORE ESCOLA MUNICIPAL REALIZA AULA DE CAMPO

Do blog Visão Norte

Uma aula diferente. Em comemoração ao Dia da Árvore no Brasil, a Escola Municipal José 

Parsifal Barroso localizada no Bairro do Junco Alcântaras, realizou uma aula de campo na tarde da última quarta-feira 21/09 com os alunos do 4º ano; o objetivo foi conhecer de perto a importância da árvore para a sobrevivência do planeta e consequentemente para o dia-a-dia do ser humano.

Turma da 4ª Serie da E.M.E.F José Parsifal Barroso

Os alunos conheceram de perto arvores frutíferas como o cajueiro, arvore abundante no município, e outras como a mangueira, bananeira, jaqueira, laranjeira, limoeiro, tangerina, cafezeiro, além do sapoti, seriguela,  graviola, pimenta, e muitas outras não frutíferas. 

O local escolhido foi um sítio no bairro do Junco e os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecerem o leito do Riacho Espírito Santo que passa despercebido pela cidade.

PEQUENO HISTÓRICO SOBRE O DIA DA ÁRVORE
Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o dia da árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.

Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.

Através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos. No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.

A metade das árvores cortadas no planeta é destinada à fabricação de papel! Usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas.

Postagem blog da Ecos
Extraído do BLOG VISÃO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.