sábado, 29 de outubro de 2011

TURISMO ECOLÓGICO E DESENVOLVIMENTO

SERRA DA MERUOCA TERÁ SEU PRIMEIRO PLANO DIRETOR

Do Jornal Diário do Nordeste

O objetivo do plano é alavancar o turismo o turismo da Meruoca e fixar seus moradores, evitando êxodo
Meruoca. Bonita por natureza, a Serra da Meruoca finalmente terá um Plano Diretor para ser aplicado ao Turismo Ecológico. O plano está sendo montado por técnicos do Sebrae-Zona Norte. Eles trabalham a quatro mãos com a Prefeitura de Meruoca, Câmara Municipal e investidores para iniciar em 2012.

O Planejamento Estratégico do Turismo no Município da Meruoca começou a ser pensado em 2009, mas em dois anos pouco avançou. "Após, elaboração do diagnóstico, onde verificou-se pontes fortes e fracos, ameaças e oportunidades, surgiram algumas temáticas para se trabalhar as ações mediante as necessidades encontradas", informa o analista técnico do Sebrae-Sobral, Tomaz Machado do Carmo.

Linhas de ação
As temáticas escolhidas pelo grupo gestor, que vai gerir o turismo de Meruoca são: associativismo; meio ambiente; marketing turístico; infraestruturas pública e privada; e capacitação. Este grupo gestor é liderado pelo prefeito Francisco Antônio Fonteles, pela secretária de Turismo, Ana Carina Oliveira Santos, e tem a participação dos investidores Paulo Emílio de Andrade Aguiar, Expedito Pontes, Edivaldo Boto e Reinaldo Guimarães Carneiro.

"Temos uma vasta vegetação, um bom clima, bom artesanato e estamos arrumando a cidade para bem receber os turistas, não somente no Festival de Inverno, que este ano recebeu sete mil pessoas", informa o prefeito Fonteles. Ele promete dotar a cidade de infraestrutura para a recepção dos turistas nas pousadas, hotéis e parques serranos da região.

O Plano tem um horizonte para 2012/2014. No próximo dia 13 de novembro, data de aniversário de emancipação de 126 anos da cidade, ele será apresentado, em solenidade, no Centro de Eventos Municipal. Tomaz Machado destaca que em função da revitalização deste plano, que teve princípio, em 2009, este novo momento já começa com uma capacitação sobre Atendimento ao Cliente. Esta capacitação será ofertada aos empreendedores pelo Sebrae/Escritório de Sobral em parceria com a Prefeitura e Câmara de Vereadores.

O curso acontecerá, no Centro de Eventos de Meruoca, de 7 a 10 de novembro, de 19 às 22 horas. Durante o período diurno o instrutor contratado pelo Sebrae fará visitas "in loco" às empresas participantes, visando complementar o trabalho de consultoria. No domingo, 13 de novembro, serão entregues os diplomas dos participantes desta primeira capacitação.

Tomaz Machado, como gestor do território da Zona Norte do Sebrae, afirma que o Plano é uma oportunidade para aproveitar o potencial turístico da Meruoca. Segundo ele, além disso, o Plano vai aproveitar o capital intelectual dos investidores, somando a isto a boa intenção da política pública municipal. "O resultado do novo Plano é acelerar o desenvolvimento do território turístico de Meruoca".

Morada das Moscas
No tupi guarani, Meruoca quer dizer "Morada das Moscas". A história do Município data de 13 de novembro de 1885, quando foi desmembrado de Sobral. Com uma área de 145 quilômetros quadrados, Meruoca tem um clima tropical brando com temperaturas que chegam à noite menos de oito graus Celsius. A altitude chega a 800 metros no Morro do Chapéu. A cidade tem destaque na sede e nos distritos de Palestina do Norte, São Francisco, Camilos e Santo Antônio dos Fernandes. É uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Para aproveitar este potencial, o consultor do Sebrae-Sobral, Hugo Macário de Brito Pinheiro, elencou com a Prefeitura, Câmara e investidores as reivindicações para tornar o turismo serrano permanente. Um dos primeiros pedidos é colocar acostamento da CE-440.

FIQUE POR DENTRO
Proteção ambiental
Havendo relevante interesse público, os poderes executivos federal, estadual ou municipal poderão declarar determinadas áreas dos seus territórios de interesse para a proteção ambiental, a fim de assegurar o bem-estar das populações humanas, a proteção, a recuperação e a conservação dos recursos naturais. Daí surgiu oficialmente no Brasil, em 1981, as Áreas de Proteção Ambiental (APAs). São consideradas como espaços de planejamento e gestão ambiental de extensas áreas que possuem ecossistemas.

MAIS INFORMAÇÕES
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Avenida Doutor Guarany, 1059, Centro - Sobral/ Fone: (88) 3611.8300
INFRAESTRUTURA
Ytacaranha é hotel pioneiro

Meruoca.
O Ytacaranha foi o precursor de grandes investimentos na Meruoca. Foi inaugurado em 1995 e hoje conta com a principal oferta de turismo na cidade. São 70 apartamentos de luxo e mais 18 atrações: restaurantes típico e internacional, american bar, centro de convenções, cinema, parque aquático, lagos, lagoas, piscina térmica, playground, quadras poliesportivas, academia de ginástica, sauna, capela, boate, estacionamento privado para 100 carros e o ecoturismo. "Precisamos dinamizar o nosso turismo e este plano tem essa ideia", salienta Reinaldo Carneiro.

Quem está investindo forte na Meruoca é o professor de História aposentado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), Paulo Emílio de Andrade Aguiar. Ele está montando a Associação Luar da Serra, que terá turismo, arte e cultura por meio do empreendimento Monte Alpino. "Pretendo inaugurar em julho de 2012 este empreendimento. Trata-se da ideia, que começou de um museu para contar a história da Zona Norte e se expandiu para camping, anfiteatros (um com 1,8 mil e outro para 120 pessoas), pista de cooper, bicas, adega, restaurantes e três apartamentos mobiliados para temporada", informa o empreendedor.

Paulo Emílio salienta que o Plano Diretor pretende alavancar o turismo da Meruoca, fixando o morador na sua terra. "Vamos valorizar o turismo serrano e interiorano. Queremos aproveitar a mão-de-obra local e deixarmos de ser uma população emissora, provocando êxodo rural. Queremos fixar a população aqui, explorando corretamente as nossas riquezas", finaliza o empresário.

Lauriberto bragaRepórter
 
Postagem: blog da ECOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.