segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CRUZ-CEARÁ E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

MUNICÍPIO  É PIONEIRO EM PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NO CEARÁ



O município cearense de Cruz, com 22 mil habitantes, no litoral Oeste do Ceará, é pioneiro na coleta seletiva. Há oito anos foi criado o Programa Coleta Seletiva de Cruz. Com uma carroça puxada por um jumento, eram recolhidos os resíduos separados pelas casas que aderiram ao projeto, identificadas por um adesivo de apoio à coleta seletiva. Depois, o material era levado para um galpão de triagem.

Os adesivos ainda identificam os parceiros, mas com a participação da população o programa cresceu e a situação melhorou. O jumento deu espaço para um caminhão e o galpão transformou-se em uma central de coleta. Hoje, eles mesmos fazem o beneficiamento do plástico e negociam os materiais reciclados diretamente com indústrias de Fortaleza e de municípios vizinhos. Cruz é um dos 45 municípios nordestinos com coleta seletiva implantada em 2010. No Brasil são 443 municípios, de acordo com a pesquisa do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre). Para o coordenador de Meio Ambiente do município, Ricardo Leite, a campanha do Ministério do Meio Ambiente “Separe o Lixo e Acerte na Lata” é o início para mostrar à população a importância da separação do lixo e os benefícios que essa mudança de comportamento gera para a população.

Lixões
A região Nordeste é responsável por 57% dos lixões do Brasil. A coleta seletiva foi implantada em Cruz exatamente para reduzir a quantidade de resíduos enviados aos lixões a céu aberto. O município tinha alto índice de mortalidade infantil e o lixo jogado de qualquer maneira foi identificado como um dos vetores de transmissão de doença, explica o coordenador de Meio Ambiente do município, ao dizer que a situação hoje está bem melhor. O Ceará é o estado com maior número de consórcio para a criação de aterros sanitários, com 11 experiências cadastradas.O objetivo da campanha “Separe o Lixo e Acerte na Lata” é preparar e educar a sociedade brasileira para uma mudança de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo, ressaltando os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o País. É ressaltado que mesmo nas cidades onde ainda não exista oficialmente a coleta seletiva, a separação do lixo seco do lixo úmido é fundamental para o trabalho dos catadores, garantindo dignidade e renda para essa população.Além da mobilização da sociedade, a campanha ressalta a riqueza ambiental e social do lixo. Na questão ambiental, a intenção é demonstrar o desperdício de recursos naturais consumidos na fabricação de novos produtos e a poluição provocada pela sua manufatura.

Postagem: blog da ECOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.