terça-feira, 29 de maio de 2012

ECOS PARTICIPA DO I CAFÉ E CULTURA

INTEGRANTES PARTICIPARAM DA FORMAÇÃO DE 'AGENTES AGROFLORESTAIS'

Centro de Feiras e Eventos de Meruoca-Ceará
De 22 a 25 foi  realizado na cidade de Meruoca-Ceará a I Semana Agroflorestal da Serra da Meruoca - Café e Cultura. A realização ocorrida no Centro de Feiras e Eventos do município  trouxe como programação um diversificado ciclo de palestras, dias de campo, Formação de Agentes Agroflorestais e uma Feira da Agricultura Familiar.

 Realizada pelo Instituto Carnaúba e partrocinado pelo PDA, Ministério do Meio Ambiente e Instituições Internacionais como a Cooperação Republica Federativa do Brasil e Republica Federal da Alemanha, GIZ e Kfw entwicklungsbank o Café e Cultura  caracterizou-se como a primeira programação regional voltada ao cultivo e expressão do café de sombra na Serra da Meruoca e ainda trouxe como tema a valorização da cultura local frente a um novo modelo de se fazer agricultura.

De Terça a sexta-feira desta semana, agricultores, estudantes, secretários, instituições participaram do Café & Cultura. Dentre estes 03 representantes da Entidade Cooperativista Sustentável –ECOS que participaram de todo o evento desde a abertura ao encerramento.

Dentre as atividades acompanhadas está a formação de “Agentes Agroflorestais” cujo objetivo foi capacitar uma turma de 57 pessoas em novas praticas para  desenvolver a agricultura na região através da adoção dos SAFs – Sistemas Agroflorestais onde natureza e agricultura caminham juntos rumo ao desenvolvimento sustentável.

Para isso além de aulas praticas os participantes estiveram em pleno contato com a mata nativa, através de um Dia de Campo na localidade de Meruoquinha, pertencente ao município de Massapê, mas que compõe a área da abrangência da APA da Meruoca, Durante este dia Arvores nativas da região como pau Darco,  Massaramduba, Barrigudas, Pau Branco, Ipê Branco e Roxo dentre outras foram mostradas no interior de uma floresta fechada que já ultrapassa mais de 30 anos e que possui  arvores com cerca de 25 metros de altura.

Estiveram representando a ECOS os jovens Douglas Alcântara, Rita de Cassia e Francisco Freire.A revista Café e Cultura será lançada oficialmente durante o IX Festival de Inverno da Serra da Meruoca a ser realizado entre 07 e 09 de junho de 2012 na cidade de Meruoca.


CONFIRA ALGUMAS IMAGENS:



28 de maio de 2012
Assessoria de Comunicação da ECOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.