quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

VALORIZAÇÃO CULTURAL NO CRATO

  MUNICÍPIO    CRIA CENTRO DE FORMAÇÃO E 
APOIO AO REISADO E TRADIÇÕES POPULARES
Do Diário do Nordeste

Crato. Crianças a partir de 4 anos de idade já podem ser matriculadas para participar de oficinas de reisado, maneiro pau, lapinhas, bandas cabaçais, dentre outras atividades que fazem parte da cultura popular nordestina, no Centro de Formação e Apoio ao Reisado e Tradições Populares Mestre Aldenir, inaugurado neste município, através da Secretaria Municipal de Cultura.
A unidade funcionará na Vila Padre Cícero, região do Distrito de Bela Vista, distante 14 quilômetros da sede do município. Todas as oficinas acontecerão numa casa alugada pela prefeitura municipal, recém-modificada, onde, inclusive, um palco para pequenas apresentações foi construído.
Favorecimento
Ainda para favorecer o melhor funcionamento do serviço cultural, há também há um ambiente para reuniões, que consiste numa sala que servirá como escritório, área para alimentação e banheiros recém-reformados.Nesta semana ainda não haverá aulas na unidade. Até a próxima sexta-feira, técnicos da Secretaria de Cultura do município estarão reunidos com lideranças comunitárias da região onde a escola foi construída para discutir sobre qual será o papel da própria comunidade na manutenção da escola e na forma como o trabalho de fomentação cultural será produzido no local. Coordenadores de outras secretarias do município também participarão destas reuniões.O ensinamento sobre as diferentes formas da cultura popular terá inicio a partir da próxima segunda-feira, quando a unidade estará realmente aberta ao recebimento dos alunos matriculados. Quem ainda não realizou a matricula poderá fazer até o fim desta semana na própria escola ou, ainda, na sede da Secretaria de Cultura do município. É necessário apresentação da certidão de nascimento da criança, duas fotos 3x4, bem como fotocópias dos documentos pessoais dos pais ou responsáveis pelas crianças.

Objetivo
O projeto tem como finalidade a manutenção das atividades artísticas, através da permanência de jovens em suas comunidades de origem, diminuindo, a partir daí, o êxodo que resulta na falta de pessoas capacitadas a dar continuidade à difusão das diferentes formas da cultura popular."O Centro de Formação Mestre Aldenir possuí uma finalidade muito importante que é, justamente, a de preservar as tradições culturais do nosso povo", avalia a Secretária de Cultura do município, Dani de Jade. Segundo ela, todas as crianças matriculadas na unidade terão acesso a aulas de dança, figurino, oralidade e música. "O objetivo é capacitar, ao máximo, todos os jovens que demonstrem interesse em qualquer uma das atividades artísticas existentes no município", afirma.

O local escolhido para funcionamento da unidade, segundo a secretária, abriga a maioria dos grupos que ainda atuam em atividades da cultura popular nordestina em Crato. Antigamente, o município chegou a verificar a existência de cerca de 50 grupos culturais. Hoje, pelos cálculos do órgão municipal, restaram apenas 15 grupos."Por isso é que o Centro é tão importante. Para que não percamos a condição de produzir arte popular e passemos, sobretudo, a valorizar todas as formas de atividade cultural existentes não só no município, mas também em toda a região", frisa Dani de Jade.

Além das práticas culturais que serão desenvolvidas, o Centro de Formação também atuará na orientação das crianças e demais membros da sociedade, através de parceria com outros órgãos da administração municipal, nas questões relativas a saúde, meio ambiente, agricultura e educação. "A ideia é mesclar o trabalho realizado na manutenção das atividades culturais com ações que possam gerar benefícios a toda a comunidade", explica a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.