sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CONHECIMENTO

ECOS PARTICIPA DE AULA DE CAMPO NO SÍTIO BELÉM

A Entidade Cooperativista Sustentável - ECOS, participou hoje(21.01) de uma aula de campo promovida pela Fundação Centro de Ecologia - CIS  na localidade do Sitio Belém - Alcântaras-Ceará.

A atividade que teve inicio as 8:00h da manhã, contou com a presença de representantes da ECOS, estudantes de cursos agrotécnicos do IFCE e de produtores locais, tendo como finalidade a apresentação de ações atualmente desenvolvidas em torno do projeto Corredores Ecológicos gerenciados pela Fundação CIS no Vale do Coreaú/Acaraú, dentre elas destaca-se a implantação de barragens subterrâneas nas comunidades do Sítio São Bento e Belém, atividades que apesar de não mostrarem resultados tão imediatos, já consagram alternativas para reverter a degradação tanto da vegetação,como dos recursos hídricos e fauna da região que  se extende desde a Serra da Meruoca até a Serra da Ibiapaba e que desaguam seus afluentes no Rio Coreaú.

Produtores como Ana Silva e seu José Maria apostam na idéia  participantdo e executando  trabalhos como este. As  barragens subterrâneas são depósitos que são construídos na faixa de terra conhecida como aluvião e utiliza a técnica de barramento do fluxo de água que corre abaixo da superfície de rios e riachos das regiões, mesmo quando estejam completamente secas. Outra vantagem é que, ao contrário dos reservatórios superficiais, as subterrâneas não sofrem com os efeitos da evaporação nos períodos de estiagem. 

Sendo assim além de promover a deposição permanente de água mesmo em períodos secos, a alternativa possibilita ao agricultor familiar cultivar outras culturas como está acontecendo no Sítio Belem, onde os produtores  que aderiaram a idéia estão plantando mudas de Urucum BR20, além de arvores frutiferas e nativas da região como oiticas, carnaubeiras, balsamo, jatobá dentre outros. Segundo o Técnico de Campo : Jeová Lúcio, que orientou os trabalhos, o resultado das barragens subterrâneas poderão ser visualizados a médio prazo e, que é um modo  de garantir e preservar recursos indispensáveis as próximas gerações, promovendo o desenvolvimento rural de forma sustentável.
Confira algumas imagens:





21/01/2011
Assessoria Institucional da ECOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.