sábado, 26 de fevereiro de 2011

LEIA E REFLITA ...

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 E O MEIO AMBIENTE


Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e consequências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.

Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.
Fonte: PORTAL KAIRÓS - www.portalkairos.net



Comentários do Blog:

A CF 2011, nos remete ao papel que execremos como seres vivos deste planeta.As ações climáticas vivenciadas hoje, são frutos que já colhemos de um passado não sustentável, e sim altamente explorador.Com a Revolução Industrial, o mundo começou a transformar-se, ou melhor, ser transformado,veio a modernidade e com ela a crescente exploração de nossos recursos naturais aliado a ignorância humana, que contribuiu para o que hoje chamamos de aquecimento global.Mas não é só isso, nossa geração ainda desfruta de água em abundância, que dá até pra desperdiçar, de comida suficiente ,que acaba indo para o lixo e, de uma série de fatores egoístas regidos pelo Capitalismo.Até quando a espécie humana sobreviverá, somos realmente racionais? O futuro do planeta Terra está em nossas mãos, o destino das próximas gerações depende de nós. Estaremos sendo verdadeiros Cristãos, estaremos exercendo nossa missão enquanto filhos de Deus.O evangelho prega “ Amai ao próximo como a si mesmo”.E o que nós pregamos,somos mesmo evangelizadores? Reflita!

26.02.2011
Assessoria de Comunicação da ECOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.