quinta-feira, 21 de abril de 2011

FIQUE POR DENTRO

VOCÊ SABE QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA ?

Easter Greetings (1912), de Boris Kustodiev,.
Embora  o nome Pascoa signifique "passagem",muitas pessoas costumam associar a Páscoa somente como a época do ano onde  são realizadas festas e doado ovos de chocolate à crianças e familiares. Mas você sabe mesmo qual o sentido da palavra Páscoa e porquê ela existe?

A palavra Páscoa vêm do do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα, e caracteriza o maior evento religioso cristao  e a mais importante festa da Cristandade.A  mesma advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida).

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.


PORQUE ASSOCIAMOS COELHO E OVOS A PÁSCOA?

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.

21.04.2011
Assessoria de Comunicação da ECOS
com informações e foto do site WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.