terça-feira, 6 de setembro de 2011

EXPANSÃO DE USINAS EÓLICAS NO CEARÁ

NOVAS USINAS PODERÃO SER IMPLANTADAS EM REGIÕES SERRANAS COMO 
O PLANALTO DA IBIAPABA ZONA NORTE DO ESTADO

A Energia Eólica é sem dúvida um dos grandes investimentos das últimas décadas, devido a busca por fonte de energia alternativa e sustentável, a implantação de novas usinas tem sido constante em todo o Brasil. No entanto, após a implantação de parques eólicos em Zonas litorâneas, investidores apostam em novas regiões com a Serra da Ibiapaba no Ceará.

Confira a Reportagem do Diário do Nordeste
PARQUES EÓLICOS
A produção de energia eólica no Ceará deve manter ritmo de franca expansão nos próximos três anos. Atual líder nacional no setor, e com projetos ainda a serem construídos, o Estado deve chegar em 2014 com mais de 50 usinas e uma capacidade instalada de quase 1,5 mil MW, segundo panorama traçado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).

  Atualmente o Ceará possui 17 usinas eólicas em operação. Os parques estão localizados em Acaraú, Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Camocim, Fortaleza, Paracuru e São Gonçalo do Amarante. Todos as usinas, somadas, têm uma capacidade instalada de 493,9 MW. De acordo com o presidente do Conselho Regional do Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) do Ceará, engenheiro eletricista Antônio Salvador da Rocha, 1 MW é suficiente para abastecer 500 famílias.

  O panorama da Abeeólica para
 2014 prevê o Ceará com 54 usinas 
e capacidade instalada de 1.488,7 MW - atrás somente do Rio Grande do Norte. A energia seria suficiente para uma demanda equivalente a 744 mil famílias, aproximadamente. O litoral do Estado vem deixando de ser o único ponto onde os projetos eólicos são instalados. A região da Ibiapaba é uma nova realidade para os investidores. Em 2010, por exemplo, novos parques eólicos foram aprovados em leilão para 
Ubajara e Tianguá.

  De acordo com o diretor da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) no Nordeste, Pedro Cavalcanti, a ida de projetos para regiões além do litoral se deve a um conjunto de fatores, como lincenças ambientais impedidas em cidades litorâneas e viabilidade econômica mais adequada à realidade do investidor. Pedro aponta ainda que as praias cearenses já possuem um grande número de usinas - o que motiva os investidores a optarem pela expansão em outras regiões.

"Todo o litoral está mapeado. No Ceará a questão ambiental é mais severa, mas isso não impediu o Estado de se expandir. O Ceará deu um grande sinal de vitalidade nos últimos leilões", comenta o diretor.

   Nos últimos leilões de energia o Rio Grande do Norte obteve melhores resultados que o Ceará

Postagem: blog da ECOS
Extaído do blog Portal Uruoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.