segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ELAS DORMEM PARA O FUTURO

 SEMENTES DE TODO O MUNDO  JA TEM UM LUGAR CRIADO ESPECIALMENTE PARA PRESERVÁ-LAS  PROXIMO AO POLO NORTE

Todo dia você come arroz, feijão e alimentos que nascem a partir de sementes. Para garantir que elas existam (em tipos variados) por muitos anos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Banco Internacional de Sementes, em 2008.

Esse banco fica numa montanha gelada montanha gelada do arquipélago norueguês de Svalbard, local escolhido por estar livre de desastres naturais, como terremotos. Hoje, o banco tem mais de 600 mil amostras de sementes, enviadas por vários países, que só serão usadas se seus originais desaparecem.

{txtalt}
FAROL NO GELO
Para entrar no banco é preciso passar por uma fachada projetada pelo artista norueguês Dyveke Sanne. O local é iluminado para ser um tipo de farol (como os usados por embarcações), mostrando que ali as sementes estão em segurança. 

{txtalt}
ENTRANDO NA MONTANHA
Logo após a fachada há um túnelcom 125 metros de comprimento, que leva o banco para dentro da montanha gelada. No final desse túnel ficam as câmaras onde são armazenadas as sementes enviadas para lá por vários países, inclusive o Brasil. 

{txtalt}
TUDO ARRUMADINHO
Antes de chegar ao final do túnel, existe um escritório onde as amostras são catalogadas, conforme o lugar de onde vieram e a espécie a que pertencem. Só então elas seguem para a área de armazenamento.


{txtalt}
MUITO BEM GUARDADAS
Nas câmaras, as sementes ficam em envelopes, dentro de caixas. O banco pode guardar 4,5 milhões de amostras de sementes. E, como cada amostra tem até 500 sementes, no total, dois bilhões delas podem ser armazenadas.

GIGANTES
Cada uma das câmaras de armazenamento do banco tem dez metros de largura (quase o mesmo que uma quadra de tênis), 27 metros de comprimento (cerca de três ônibus enfileirados) e seis metros de altura (algo perto de três jogadores de basquete empilhados).

DE BATER OS DENTES
A temperatura do banco é mantida a 18 graus Celsius negativos, permitindo que as sementes sobrevivam por mais de 10 mil anos. E, mesmo se faltar energia para manter o ar-condicionado, está tudo bem: o solo congelado impede que a temperatura suba a mais de 3,5 graus Celsius negativos (assim, as sementes podem ser preservadas por até 200 anos).

Fonte: Planeta Sustentável
Postagem: blog a ECOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.