domingo, 27 de novembro de 2011

ECOS PARTICIPA DE DIA DE CAMPO

 DIA DE CAMPO PROMOVIDO NO SÍTIO SANTO ELIAS EXPÕE A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTATIBILIDADE NA SERRA DA MERUOCA

Um dia de campo literalmente em contato com a natureza, foi assim que o Instituto Carnaúba ministrou uma verdadeira e autêntica aula de sustentabilidade a agricultores de Alcântaras e representantes da ECOS neste último sábado,26, na localidade do Sitio Santo Elias , Zona Rural de Meruoca- Ceará.

Com uma linguagem simples e típica de nosso agricultor serrano, o Sr. Sebastião, conhecido em toda a região pelo importante trabalho desenvolvido em sistema agro florestal na Meruoca há mais de 25 anos, revelou na prática o segredo do sucesso da sustentabilidade da agricultura familiar aliado a preservação da natureza.

O agricultor, que a duas décadas passadas desmatava sua propriedade para realizar o plantio de milho e feijão, revelou que esta técnica está ultrapassada e ao invés de gerar renda, gera prejuízos ao nosso agricultor além de degradar de maneira gritante o nosso meio ambiente. 

" Precisamos pensar novo, explorar o máximo da natureza,  utilizando o que de bom ela pode nos oferecer", comentou seu Sebastião.

Por toda aquela manhã, técnicos do Instituto Carnaúba, explanaram em meio a natureza os ciclos da água, cadeia alimentar, sistema agro florestal e outras ações prevista dentro do Projeto Produção e Beneficiamento de Frutas na Região Norte do Ceará, apoiado pela Petrobras e desenvolvido pela organização em todo o perímetro da Serra da Meruoca. O projeto que tem como foco a revolução da agricultura  familiar com a implementação de novas culturas com plantas frutíferas, hortaliças, ervas medicinais, terá duração de dois anos e prevê num futuro próximo a expansão da fruticultura na região, além da instalação de micro industrias de beneficiamento de toda a produção e atividade agrícola. A ação que parte da iniciativa de nosso agricultor apostar nesta idéia fornecerá todos os subsídios necessários para a evolução de nossa agricultura e preservação com desenvolvimento sustentável nas áreas acompanhadas. Em Alcantaras além da assessoria técnica do Instituto Carnaúba, o projeto conta com apoio e empenho da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente - SEDAMA, pretendendo ainda formar novas parcerias com instituições ambientais como a ECOS e o STTR.

Durante a execução do Projeto, além de visitas, capacitação, serão distribuidas mudas de uruncum, pimenta-do-reino, cajá,cajú, café, maracujá, acerola, mamão,abacaxi dentre outras milhares, que serão manejadas com apoio técnico dados aos agricultores participantes.

Estiveram representando a ECOS, neste dia a Sra. Leuda Oliveira, Maria Ivana e Francisco Freire, além deste outros 14 agricultores e a Secretária Municipal de Agricultura - Wyrna Freire participaram do dia de campo.

27 de novembro de 2011
Assessoria de Comunicação da ECOS










Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.