sábado, 4 de fevereiro de 2012

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM FOCO

MUNICIPIO DE CRATÉUS NO CEARÁ INICIA COLETA SELETIVA

Do Jornal Diário do Nordeste

Crateús Aconteceu ontem a primeira coleta seletiva neste Município. O Programa, lançado na Escola Municipal Antônio Anízio da Frota, no CAIC, começa no bairro Cidade Nova e nas principais ruas do Centro. A proposta é que logo se expanda para os demais bairros da cidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com o Projeto Mata Branca e Amigos do Planeta na Escola (APE). Idealizado pela Casas Bahia, O APE, em parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS), realiza atividades de cunho sustentável em escolas públicas brasileiras e vem mobilizando ações no interior do Ceará. E para garantir a conscien-tização da comunidade em relação à separação de lixo, o Município iniciou a divulgação há alguns dias, por meio de campanhas de rádio, cartazes, panfletos e folders explicativos.

"Além da diminuição da poluição ambiental, a coleta seletiva traz inúmeros benefícios econômicos para o Município e gera renda para muitas pessoas. Para termos sucesso, pedimos a participação e empenho da população deste bairro, nossa experiência piloto", apela Wanderley Marques, secretário municipal de Meio Ambiente.

De acordo com a Secretaria, a coleta seletiva será realizada semanalmente no bairro Cidade Nova, às sextas-feiras, e no Centro três vezes por semana, na segunda, quarta e sexta-feira. A comunidade está sendo orientada a separar o lixo seco (plásticos, papel, metal e vidro) do lixo úmido (restos de comida, cascas de frutas, papel higiênico, fraldas descartáveis). O primeiro, recicláveis, deverá ir para a coleta seletiva e o segundo para a convencional, que já é feita normalmente em cada área da cidade. Toda a coleta de recicláveis será levada para o Centro de Triagem, onde os catadores farão o trabalho, em conjunto com a Secretaria. Para a representante do Conselho de Políticas Ambientais do Ceará (Conpam), Tereza Farias, a iniciativa necessita da participação efetiva da comunidade escolar. "Sem a participação de educadores e alunos os projetos ambientais não tem continuidade", ressalta.

O diretor da Escola piloto, Ricardo Veras, mostra disposição para a conscientização dos alunos. "Já trabalhamos há algum tempo conteúdos ambientais em sala de aula e acreditamos que a coleta terá bom resultado no bairro. A escola é fundamental nessa mudança de hábitos", aponta. Luiz Antônio, da Associação dos Catadores salienta a importância econômica e social da ação. "Temos muitos companheiros que trabalham no lixão, comprometendo a sua saúde e com essa ação poderão sair de lá, pois teremos como obter renda. A população precisa fazer a sua parte", explica.

Escolas
O APE já tem uma ligação forte com o Município. Há dez anos atua junto às escolas municipais, com ações ambientais e culturais. Mais de15 mil pessoas, entre alunos, educadores e comunidade, já foram beneficiadas pela entidade em Crateús. "O trabalho foi tão bem aceito que os órgãos públicos da cidade resolveram dar início à coleta seletiva municipal, beneficiando não somente uma comunidade como toda a região", explicou Luis Salvatore, coordenador dos projetos do APE e presidente do IBS. Crateús passou a fazer parte do APE ainda no primeiro biênio do programa, entre 2009 e 2011.

Postagem: blog da ECOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.