terça-feira, 6 de março de 2012

ECOS COMPLETA 2 ANOS

06 DE MARÇO DE 2012 - ANIVERSÁRIO DE 2 ANOS DA ECOS

Há exatos  730 dias atrás era fundada  a Entidade Cooperativista Sustentável - ECOS, em assembléia ocorrida no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras uma equipe de pessoas coordenada por cabeças jovens pensantes desafiavam a comunidade alcantarense a lutar pela bandeira da sustentabilidade.

Passados dois anos a ECOS provou que mais que uma simples idéia de lutar pelo meio ambiente e pela cultura a mesma tornou-se uma realidade. Hoje reconhecida em todo o municipio pela credibilidade de suas atividades desenvolvidas em prol do meio  ambiente da cultura a Entidade Cooperativista Sustentável integra  os Conselhos Municipais de Meio Ambiente- COMDEMA, O Conselho do PHLIS - Plano Habitacional Local de Inclusão Social, O Conselho Gestor do Telecentro de Alcãntaras, além de manter assidualmente representatividade em conferências, debates e encontros municipais e regionais. 

Nestes dois anos a ECOS esteve envolvida na promoção de eventos culturais  e religiosos tradicionais; na realização de minicursos; na execução do I Debate Politico de Alcântaras além de manter parceria com microempresários locais outras instituições não governamentais que atuam na região e/ou apoiam projetos sociais.

Foi através da ECOS que Alcântaras, passou a contar com um importante meio de comunicação contendo as principais noticias da semana. O informativo semanal o Serrano além de relatar fatos e acontecimentos marcantes, registra através de suas edições a história comtemporânia da cidade, sendo publicado em meio virtual e arquivado no acervo da Biblioteca Municipal com fonte de pesquisa para as proximas gerações.

 Com o Projeto Sabão Ecológico a instituição mobiliza a comunidade para praticas coletivas de consientização ambiental.Com o recolhimento do óleo comestível produzido em residências e lanchonetes de Alcântaras, a ECOS conseguiu evitar que cerca de 300 litros de óleo fossem jogados no meio ambiente nestes pouco mais de 18 meses do projeto, além de encentivar a reciclagem de garrafas pet através da troca do material pelo sabão ecológico.

 Através do Projeto Reciclar a organização alia a criatividade com o reaproveitamento de materiais recicláveis e confeciona pufs de garrafa pet, além de  produzir outros materiais decorativos utilizando papelão, jornal e presilhas de latinhas de alumineo.

A ECOS realiza ainda em comunidades de todo o municipio a projeção do conhecimento, através do Cine ECOS moradores de localidades rurais reunem-se no último final de semana de cada mês para assistir filmes educativos carregados de mensagens de otimismo,de educação, de solidariedade e de aprendizado. O Cine Ecos além de possibilitar lazer para publico de todas as idades motiva seus telespectadores a lutarem por seus sonhos e tranformarem a realidade.

É trabalhando desta forma que  a ECOS  através de seu grupo de voluntariados acredita e luta por um mundo melhor e que por dificeis que sejam os obstaculos desta longa jornada, a mesmo a passos pequenos contruíremos uma cidade bem melhor.



Alcântaras em 06 de março de 2012
 Francisco Freire C.Filho
PRESIDENTE DA ECOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.