quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

COPA DO MUNDO X BRASIL MAIS SUSTENTÁVEL

BRASIL QUE COLETAR 25 MILHOES DE LITROS DE ÓLEO ATÉ O MUNDIAL DE 2014

O Brasil pretende até o mundial de de 2014, recolher cerca de  25 milhões de litros de óleo de cozinha e transformar o resíduo em biocombustível. Através do  Bioplanet   o país  quer produzir nos proximos 15 meses que faltam par o inicio da Copa do Mundo o equivalente a 25 milhões de litros de biocombustível que será produzido em cerca de 40 cidades, sendo  que 12 cidades são sede da Copa de 2012. Além disso o governo que usar  o novo combustível produzido pelo projeto nos ônibus que transportarão as delegações das 32 seleções nacionais que participação da Copa do Mundo de 2014.

Segundo dados da Casa Civil atualmente cerca de 1,5 bilhão de litros de óleo de cozinha são descartados inadequadamente em todo o país. Considerando que apenas 1litros de óleo é o suficiente para poluir 25 mil litros de água o país que adotar uma postura mais sustentável através desta iniciativa dentre outras 95 que estão sendo apoiadas pelo Governo Federal. 
ALCANTARAS-CEARÁ

Embora  a idéia de reciclar o óleo de cozinha tenha ganhado destaque com a proximidade do mundial de 2014, iniciativas isoladas de algumas empresas e Organizações Não Governamentais - ONGs já são pioneiras no Brasil com a exemplo a cidade de Alcântaras -CE, situada a 285km de Fortaleza onde através do Projeto Sabão Ecológico a ECOS realiza há três anos a coleta de óleo em residências e estabelecimentos do município  direcionando-o para a fabricação artesanal de sabão.

 A ação que abrange parte da sede do pequeno município serrano conseguiu em 34 meses coletar o equivalente a 758 Litros de óleo de cozinha  produzindo o equivalente a 151kg de Sabão nas modalidades de Pasta e Barra. A iniciativa pioneira na região foi implantada em maio de 2010 e um ano depois foi homenageada pela Secretaria dos Recursos Hídricos - SRH com uma das 10 iniciativas do Estado que preservam o recursos hídricos do Ceará. Além disso o Projeto Sabão Ecológico ganhou destaque na Revista Café e Cultura expedida pelo Instituto de Ecologia Social - Carnaúba em 2012 e em um ano após lançado um video explicativo no Youtube já registrou cerca de 5.400 visualizações.

Extraído do blog Portal Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.