terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

SITUAÇÃO HÍDRICA EM ALCANTARAS

COM QUASE 140 MM DE CHUVA AÇUDE PINGA SUBIU APENAS 6CM


Após a ocorrência de chuvas na ultima semana em Alcântaras, Zona Norte do Ceará o principal reservatório do município teve um aumento de 6cm no seu espelho d'água. A informação é do escritório local da Cagece, que realiza o monitoramento da barragem neste município. Ainda segundo a empresa o volume de água armazenado até o momento no Açude Pinga é de apenas 3,89% de sua capacidade total, ou seja, do dia 1º de fevereiro até a ultima quarta-feira,20, o reservatório sofreu uma queda de 1,11% no seu volume hídrico.

 A situação é animadora, apesar de o Açude enfrentar a pior seca de sua história. Isso se deve porque restando apenas oito dias para terminar o mês a barragem acumula atualmente quase 3x mais o volume de água calculado pela simulação de esvaziamento feito pela COGERH em junho de 2012.Em Alcântaras as chuvas de fevereiro já somam cerca 113,6mm e alimentam a esperança de um bom inverno que começa a encher as cisternas espalhadas em varias regiões rurais do município.


O pequeno aumento no nível do Açude não é significativo o que não descarta a possibilidade de adoção de um programa temporário de racionamento de água na cidade. Apesar da fragilidade da única barragem que abastece o município a economia de água não tem sido observada na sede de Alcântaras uma vez que obras da construção civil continuam a ser construídas e os lava jatos a funcionarem.



O aumento do espelho d’água do Açude Pinga deve-se sobretudo ao aumento da vazão da Bica do Pinga que deságua em seu principal afluente – o Riacho Santana.



Redação do Informativo O Serrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.