sábado, 7 de dezembro de 2013

ANO 2040 E OS RECURSOS HÍDRICOS

O FUTURO E A FALTA D'ÁGUA
                                                                                            José Eduardo Mendonça
A maioria das 9 bilhões de pessoas que habitarão o planeta em 2040 viverá com uma intensa pressão sobre os recursos hídricos nas próximas duas gerações, pelos efeitos da mudança do clima, poluição e uso excessivo. Este foi o alerta feito na sexta-feira passada por 500 cientistas.
Os sistemas hídricos da Terra chegariam em breve a um ponto que poderia “provocar uma mudança irreversível com consequências catastróficas,” afirmaram eles, que pedem aos governos políticas de conservação do recurso vital. Segundo os especialistas, é um erro enxergar a água doce como um recurso incessantemente renovável porque, em muitos casos, as pessoas estão bombeando-a do subsolo a uma taxa que não permitirá sua restauração em muitas décadas.

A maioria da população, cerca de 4.5 bilhões globalmente, vive no momento a 50 quilômetros de um recurso hídrico “prejudicado”- que está secando, ou se encontra poluído. Se esta tendência continuar, outros milhões verão a água escassear ou se tornar tão suja que não possa apoiar a vida.
As ameaças são inúmeras. A mudança do clima provavelmente causará um aumento na frequência e severidade de enchentes, secas, ondas de calor e tempestades. Os dejetos de fertilizantes agrícolas contendo nitrogênio já criaram mais de 200 “zonas mortas” em mares e perto da foz de rios, onde peixes não conseguem mais sobreviver. A tecnologia barata de bombear água do subsolo e de rios, e as poucas restrições a seu uso, levaram a uma super-utilização de recursos escassos pela irrigação ou a indústria, com grande parte dela desperdiçada por más práticas. E uma população crescente aumentou a demanda além da capacidade da oferta.
“Não há um cidadão do mundo que possa ser complacente com isso,” disse Janos Bogardy, diretor do Instituto de Ambiente e Segurança Humana da Universidade da ONU.
Os cientistas, que se reuniram em Bonn na semana passada para uma conferência de quatro dias, pediram a políticos que incluam novos objetivos de conservação da água nas metas de desenvolvimento sustentável que serão introduzidas quando as atuais expirarem em 2015, informa a France Presse.
Foto: A L E M U S H/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.