segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PARABÉNS ALCANTARAS

ALCANTARAS COMPLETA 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A pequena cidade serrana, situada ao noroeste do Ceará, mais precisamente na microrregião da Meruoca, completará neste dia 10 de Dezembro, seus 56 anos de independência política. 

São José dos Alcântaras, como assim foi denominado ainda quando distrito de Meruoca, tem descendência espanhola, herdada de seu bem-feitor João Capistrano de Alcântara, espanhol filho de Antonio Ribeiro de Alcantara. O pequeno lugarejo datado de meados do século XIX, por volta de 1883, elevou-se  à categoria de município e distrito com a denominação de Alcântaras, pela lei estadual de 3961, de 10-12-1957, desmembrado de Meruoca. Sendo instalado somente  em 25-03-1959, cujo primeiro prefeito foi Roberto Ximenes Aragão, que no mesmo ano construiu o prédio da Prefeitura Muncipal que trás sua arquitetura identica até os dias atuais.

CONHECENDO ALCÂNTARAS
Alcântaras, possui hoje uma população  com cerca de 11.200 habitantes e, ocupa a 156º posição dos municípios mais populosos do Ceará. Privilegiada pelo clima serrano oriundo de sua altitude de mais de 600 metros acima do mar, apresenta relevo com formas residuais dissecadas, formas tabulares coincidentes e rebordos erosivos sua vegetação de caatinga arbustiva aberta, floresta subperenifólia tropical pluvionebular e floresta subcaducifólia tropical pluvial possibilitam uma temperatura média entre 15º a 27ºC, sendo considerada por muitos como uma cidade pacata e de população hospitaleira.

Sua população apesar de significativa, possui mais homens (5.315) do que mulheres (5.548) e residem em sua maior parte no espaço rural  com  aproximadamente 7.323  pessoas( Censo 2010). 
Seu IDH - Indice de Desenvolvimento Humano é considerado médio (0,607) segundo o Progama  das Naçoes Unidas para o Desenvolvimento médio PNUD/2000[3]) .Porém possui um dos piores Indices de Desenvlvimento Municipal do Ceará (13,37),ocupando a 180º posição  dos Cento e Oitenta e Quatro municípios do Estado(Ipece 2008). 

Nos aspectos administrativo, o município  posssui 9 representantes no legislativo e já possui nesta mais de uma década 15 prefeitos.

Sua economia baseia-se em sua maior parte na atividade agropecuária(56.8%) sendo o restante (43.2%) pela prestação de serviços. Sua frota é composta por 73,3% de motocicletas, 11,7% de automóveis e o restante por motonetas,ônibus e caminhonetes(13%). A população declara-se em sua maior parte como católica, no entanto outros grupos regiliosos desempenham atividades no município. 

Costuma-se festejar em Alcântaras o período carnavalesco, Semana Santa, Festivais de Quadrilhas, 7 de Setembro, Festa de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro ( Padroeira) e Aniversário do Municipio.

Apesar de  constantes problemas administrativos , a pequena cidade aos poucos esta crescendo, tendo hoje agência bancária, lojas de móveis e eletrodomésticos,óticas, estação de rádio, postos de combustiveis, restaurantes e uma série de empreendimentos que alavancam sua economia. Ainda registra-se no município a formação de grupos organizados,como associações, Sindicatos e ONG's. Todos estes aspectos fazem  de Alcântaras um municipio bom de se viver.

Que possamos num futuro próximo festejar novas conquistas, e que a cada dia nossa patria  amada possa sentir o gostinho do progresso com sabor de PAZ.

Homenagem da ECOS a todos os alcantarenses !!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.