sábado, 4 de abril de 2015

CULTIVO DE PLANTAS EXÓTICAS PREOCUPA O COMDEMA

  CONSELHO QUER MONITORAR ÁREA VERDE NA SEDE DE ALCANTARAS
O COMDEMA de Alcântaras vai realizar em 2015 o levantamento do número de árvores inseridas no perímetro urbano. A ideia é identificar o comportamento da população sobre o cultivo de plantas em frente e nos quintais de suas residências, avaliando os impactos positivos e negativos que estas árvores causam/podem causar frente a flora natural da  e o bioma da região.

Em reunião extraordinária ocorrida no último dia 30 de março, o órgão colegiado discutiu sobre a realidade ambiental da sede de Alcântaras onde árvores frutíferas estão sendo removidas para dar espaço a espécies invasoras e/ou exóticas como aconteceu nas praças Gregório Cunha e João Capistrano. Outra preocupação do Conselho refere-se a derrubada irregular de grande número de árvores em áreas direcionadas a loteamento ou construções que tem ocorrido com frequência no município e sem o devido acompanhamento dos órgão competentes. No último mês o COMDEMA oficiou a Secretaria Municipal de Saúde documento solicitando informações sobre a derrubada de coqueiros da praia e pés de abacate que foram cortados nas dependência do Hospital Municipal sem o conhecimento das autarquias municipais de defesa do meio ambiente. 

Contatado pela segunda vez o Departamento informou que as árvores estariam provocando rachaduras no piso e paredes da unidade de saúde e que seriam alocados novas plantas no muro da UBS Antonio Rocha Freire. Por esta e outras razões o órgão colegiado tem como meta monitorar o cenário da área verde da sede, afim de evitar prejuízos a população e ao meio ambiente por meio de orientação e conscientização sobre a  introdução em massa de espécie importadas de outras regiões como o Nim Indiano  que já tem sido objeto de estudo da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral e de pesquisadores em Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará.

Fonte: blog o Serrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DA ECOS AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO, APÓS ANALIZADO E JULGADO SEU COMENTÁRIO SERÁ OU NÃO PUBLICADO.